Em verdade, não há outro Deus além de Mim

160. Em verdade, não há nenhum outro Deus além de Mim. # 143

As Escritas de Baha contêm muitas passagens que elucidam a natureza da Manifestação e a Sua relação ao Deus. Baha’u’llah sublinha a natureza única e transcendente da Divindade. Ele explica que “desde que não pode haver nenhum laço do intercurso direto para atar Ó único e verdadeiro Deus com A sua criação”, Deus ordena que “em todas as épocas e revelação uma Alma pura e imaculada seja feita manifesta nos reinos da terra e do céu”. Este “Ser misterioso e etéreo”, a Manifestação de Deus, tem uma natureza humana que pertence ao “mundo da matéria” e a natureza espiritual “nascido da substância do Próprio Deus”. Ele também é dotado com uma “estação dupla”:

A primeira estação, que está relacionado à sua realidade mais íntima, representa-Ó como Um cuja voz é a voz do Próprio Deus… A segunda estação é a estação humana, exemplificada pelos seguintes versos: “Eu sou apenas um homem como você”. “Diga, louvado seja o meu Senhor! Sou eu mais do que um homem, um apóstolo?”.

O Baha’u’llah também afirma que, no reino espiritual, há uma “unidade essencial” entre todas as Manifestações de Deus. Todos eles revelam a “Beleza de Deus”, manifestam Seus nomes e atributos, e dão a elocução à Sua Revelação.

A este respeito, ele afirma:

Foram algumas das Manifestações de Deus Todo-Abrangente para declarar: “Eu sou Deus”, Ele, em verdade, fala a verdade, e sem dúvida anexada à mesma. Por isso tem sido repetidamente demostrado que através de sua Revelação, seus atributos e nomes, a Revelação de Deus, Seus nomes e Seus atributos, são feitas manifestas no mundo…

Enquanto as Manifestações revelam os nomes e atributos de Deus e são os meios pelos quais a humanidade tem o acesso ao conhecimento de Deus e Sua Revelação, Shoghi Effendi afirma que as Manifestações devem “nunca… ser identificado com essa Realidade invisível, a própria Essência da Divindade”. Em relação à Baha’u’llah, o Guardião escreveu que “o templo humano que tem sido o veículo de modo tão avassalador à Revelação” não deve ser identificado pela “Realidade” de Deus.

No que diz respeito a singularidade da estação de Baha’u’llah e a grandeza de Sua Revelação, Shoghi Effendi afirma que os enunciados proféticos acerca do “Dia de Deus”, encontrado nas Escrituras Sagradas de Dispensações passadas, são cumpridas pelo advento de Baha’u’llah:

Para Israel, Ele foi nem mais nem menos do que a encarnação do “Pai Eterno”, o “Senhor da Multidão” descido “com dez mil santos”; a cristandade Cristo retornado “na glória do Pai”; para o Islã Xiita o retorno do Imam Hussein; para Islamismo Sunita a descida do “Espírito de Deus” (Jesus Cristo); para os Zoroastristas o prometido Shah-Bahram, para os Hindus a reencarnação de Krishna; para os Budistas o quinto Buddha.

Baha’u’llah descreve a estação da “Divindade” que Ele compartilha com todas as Manifestações de Deus, como… A estação em que cada um morre para si e vive em Deus. Divindade, sempre que eu mencionar isso indica a Minha completa e absoluta auto-obliteração. Esta é a estação em que eu não tenho controle sobre a minha própria felicidade ou desgraça, nem sobre a minha vida, nem sobre a minha ressurreição.

E, em relação a Seu próprio relacionamento com Deus, ele testemunha:

Quando Eu contemplo, O meu Deus, a relação que me ata a Ti, Eu sou impelido a proclamar a todas as coisas criadas “na verdade Eu sou Deus”; e quando Eu considero meu próprio ser, veja, Eu encontro-o mais grosso do que a argila!

 

Deixe um comentário

